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sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Projeto: Minhas histórias "Folclore" - STE


Título: 

  • Projeto: Minhas histórias "Folclore"

Direção:
  • Giseli Souza de Oliveira
Coordenação:
  • Cleide Moraes de Souza Santos
  • Edicleide Ayala Matheussi
  • Maria Olga Aquino do Nascimento
Professores envolvidos no projeto:
  • Eva de Jesus Falcão de Oliveira
  • Fabiana Arruda Lopes
  • Fátima Jane dos Santos
  • Florinda Rofrigues Espindola
  • Sandra Viana dos Santos
Professor da STE e responsável pelo Projeto:
  • Monalisa Mara Meninelli Molina
Escola:
  • E.P.M. Prefeito Adê Marques
Público Alvo:
  • Alunos dos 1° Anos A,B,C,D,E e F
Turno:
  • Matutino e Vespertino

2) Justificativa:
  • Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a culura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
    O saber folclórico é o que aprendemos informamente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequências dos acréscimos da coletividade.
    "Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier)
    O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
    Este trabalho será desenvolvido através de fundamentação teórica por parte do professor e dos próprios alunos e realizado em sala de aula, a partir do lar, da família, estendendo-se à vizinhança e a comunidade. Desta maneira, o trabalho pode ser regionalizado, enfatizando-se as manifestações ligadas às atividades locais. Outra experiência folclórica, a culinária resulta do encontro de diferentes culturas, diversidade do clima e abundância de recursos naturais. por meio dela o professor pode trabalhar os sentidos, a matemática, a estética e a saúde alimentar dentre uma infinidade de outros aspectos.

3) Objetivo Geral:
  • resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira.
  • pesquisar sobre o folclore
  • conhecer os personagens
  • assistir as histórias de cada personagen no datasho
  • discutir com o grupo a cultura popular brasileira
  • construir um texto próprio sobre o folclore
  • ilustrar
  • na sala de tecnologia, utilizando o programa “Folclore”, os alunos vão montar caça-palavras, jogo da memória, colorir os personagens e sete erros.

4) Objetivo Específico:
  • Levar os alunos à:
    - Conhecer a importância do folclore. - Contar a história, usando sua imaginação e criatividade.
5) Metodologia e estratégia de ação:
  • LÍNGUA PORTUGUESA:
  • Ortografia
  • Leitura e reescrita das histórias
  • Leitura de poesias em casa.
  • ARTES:
  • Ilustração dos personagens
  • EDUCAÇÃO FÍSICA:
  • Cantigas
  • SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL:
  • Utilização do movie makie na produção de vídeos.
  • Utilizar o programa “Folclore”
  • Assistir as Hitórias no Datashow

6) Atividades:
  • As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação da tecnologia, professor e aluno em sala de aula e sala de tecnologia. Os professores regentes mostraram, e contaram as manifestações da cultura polpular brasileira analisando cada uma delas, os alunos vão á sala de tecnologia para conhecer e brincar com o programa “Folclore”, com histórias, jogos de coloração dos personagens folcloricos. Os mesmos ainda criarão desenhos que possam ilustrar os textos ( parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala.
    Cada turma, individualmente vai até a sala de tecnologia, para a que a professora responsável faça a gravação de suas histórias.
  • Cada turma, está responsável pelas atividades de cada lenda, Saci Perere, Mula sem cabeça, Bicho papão, Curupira, Bumba meu Boi, Boto cor de rosa. Musica, coloração dos personagens e contando a história.

7) Cronograma:
  • Agosto e Setembro

8) Recursos ( aplicativos / ferramentas utilizadas):
  • Computador, movie maker e Data Show
  • Livros de História folcloricas, caderno dos alunos, máquina fotográfica, micro systen, som e microfone.

9) Avaliação:
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na realização das atividades propostas

10) Produção Final
  • Confecção de um Dvd de folclore a partir das proprias histórias contada pelos alunos, contendo as fotos, videos, ensaios,musicas, que ficará 1 cópia na sala de tecnologia e 1 cópia na biblioteca da escola. Para que outros alunos possa estar conhecendo as histórias contadas de uma maneira diferente.

11) Bibliografia:
  • Revista do Educador (especial guia prático para os professores). Ano 2008. Nº 14. Editora Lua. Cotia: SP. 



    Colorindo os personagens - SALA DE TECNOLOGIA 
    "Desenhando o dia-a-dia - Folclore"











     

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