" Quando não há possibilidades ... Deus faz o milagre!"

ACREDITE! Só Ele pode mudar a sua vida!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Projeto: Minhas histórias "Folclore" - STE


Título: 

  • Projeto: Minhas histórias "Folclore"

Direção:
  • Giseli Souza de Oliveira
Coordenação:
  • Cleide Moraes de Souza Santos
  • Edicleide Ayala Matheussi
  • Maria Olga Aquino do Nascimento
Professores envolvidos no projeto:
  • Eva de Jesus Falcão de Oliveira
  • Fabiana Arruda Lopes
  • Fátima Jane dos Santos
  • Florinda Rofrigues Espindola
  • Sandra Viana dos Santos
Professor da STE e responsável pelo Projeto:
  • Monalisa Mara Meninelli Molina
Escola:
  • E.P.M. Prefeito Adê Marques
Público Alvo:
  • Alunos dos 1° Anos A,B,C,D,E e F
Turno:
  • Matutino e Vespertino

2) Justificativa:
  • Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a culura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
    O saber folclórico é o que aprendemos informamente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequências dos acréscimos da coletividade.
    "Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier)
    O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
    Este trabalho será desenvolvido através de fundamentação teórica por parte do professor e dos próprios alunos e realizado em sala de aula, a partir do lar, da família, estendendo-se à vizinhança e a comunidade. Desta maneira, o trabalho pode ser regionalizado, enfatizando-se as manifestações ligadas às atividades locais. Outra experiência folclórica, a culinária resulta do encontro de diferentes culturas, diversidade do clima e abundância de recursos naturais. por meio dela o professor pode trabalhar os sentidos, a matemática, a estética e a saúde alimentar dentre uma infinidade de outros aspectos.

3) Objetivo Geral:
  • resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira.
  • pesquisar sobre o folclore
  • conhecer os personagens
  • assistir as histórias de cada personagen no datasho
  • discutir com o grupo a cultura popular brasileira
  • construir um texto próprio sobre o folclore
  • ilustrar
  • na sala de tecnologia, utilizando o programa “Folclore”, os alunos vão montar caça-palavras, jogo da memória, colorir os personagens e sete erros.

4) Objetivo Específico:
  • Levar os alunos à:
    - Conhecer a importância do folclore. - Contar a história, usando sua imaginação e criatividade.
5) Metodologia e estratégia de ação:
  • LÍNGUA PORTUGUESA:
  • Ortografia
  • Leitura e reescrita das histórias
  • Leitura de poesias em casa.
  • ARTES:
  • Ilustração dos personagens
  • EDUCAÇÃO FÍSICA:
  • Cantigas
  • SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL:
  • Utilização do movie makie na produção de vídeos.
  • Utilizar o programa “Folclore”
  • Assistir as Hitórias no Datashow

6) Atividades:
  • As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação da tecnologia, professor e aluno em sala de aula e sala de tecnologia. Os professores regentes mostraram, e contaram as manifestações da cultura polpular brasileira analisando cada uma delas, os alunos vão á sala de tecnologia para conhecer e brincar com o programa “Folclore”, com histórias, jogos de coloração dos personagens folcloricos. Os mesmos ainda criarão desenhos que possam ilustrar os textos ( parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala.
    Cada turma, individualmente vai até a sala de tecnologia, para a que a professora responsável faça a gravação de suas histórias.
  • Cada turma, está responsável pelas atividades de cada lenda, Saci Perere, Mula sem cabeça, Bicho papão, Curupira, Bumba meu Boi, Boto cor de rosa. Musica, coloração dos personagens e contando a história.

7) Cronograma:
  • Agosto e Setembro

8) Recursos ( aplicativos / ferramentas utilizadas):
  • Computador, movie maker e Data Show
  • Livros de História folcloricas, caderno dos alunos, máquina fotográfica, micro systen, som e microfone.

9) Avaliação:
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na realização das atividades propostas

10) Produção Final
  • Confecção de um Dvd de folclore a partir das proprias histórias contada pelos alunos, contendo as fotos, videos, ensaios,musicas, que ficará 1 cópia na sala de tecnologia e 1 cópia na biblioteca da escola. Para que outros alunos possa estar conhecendo as histórias contadas de uma maneira diferente.

11) Bibliografia:
  • Revista do Educador (especial guia prático para os professores). Ano 2008. Nº 14. Editora Lua. Cotia: SP. 



    Colorindo os personagens - SALA DE TECNOLOGIA 
    "Desenhando o dia-a-dia - Folclore"











     

Bom Dia!


Sabor de Mel - Damares


O agir de Deus é lindo
Na vida de quem é fiel
No começo tem provas amargas
Mas no fim tem o sabor do mel
Eu nunca vi um escolhido sem resposta
Porque em tudo Deus lhe mostra uma solução
Até nas cinzas ele clama e Deus atende
Lhe protege
Lhe defende
com as suas fortes mãos
Você é um escolhido
E a tua história não acaba aqui
Você pode estar chorando agora
Mas amanhã você irá sorrir.
Deus vai te levantar das cinzas e do pó
Deus vai cumprir tudo que tem te prometido
Você vai ver a mão de Deus te exaltar
Quem te vê há de falar
Ele é mesmo o escolhido.
Vão dizer que você nasceu pra vencer
Que já sabiam porque você
Tinha mesmo cara de vencedor
E que se Deus quer agir ninguém pode impedir
Então você verá cumprir cada palavra
Que o Senhor falou,
Quem te viu passar na prova
E não te ajudou
Quando ver você na benção
Vão se arrepender
Vai estar entre a plateia
E você no palco
Vai olhar e ver
Jesus brilhando em você
Quem sabe no teu pensamento
Você vai dizer
Meu Deus como vale a pena
A gente ser fiel
Na verdade a minha prova
Tinha um gosto amargo
Mas minha vitória hoje
Tem sabor de mel.
Tem sabor de mel
Tem sabor de mel
A minha vitória hoje
Tem sabor de mel.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Colcha de Retalhos

Senhor,
Outro dia fiz uma colcha de retalhos.
Todos os restinhos de pano que guardei iam servir.
Ao pegar cada pedaço recordava-me de pessoas, acontecimentos...
Como se cada um tivesse sua história para
contar.
Fui costurar.
Cores que á primeira vista não combinavam, padrões e desenhos totalmente diferentes,
tudo se juntou.
A colcha ficou pronta. E como ficou bonita!
E fico pensando:
Tu criastes todos os seres diferentes. Ninguém é igual ao outro. Nada de repetição, de monotonia.
E não são diferentes só fisicamente. Todos pensam diferente, sentem diferentes, agem diferentes.
Um completa o outro. Um apóia o outro.
Que maravilha é uma "colcha" de tantos seres diferentes, formando a humanidade.
Por que quero que todos sejam iguais, pensem iguais, sintam iguais?
Eu sou um pedacinho no grande conjunto. Embelezo sua criação de um determinado modo.
Outros realçam cores, outros padrões.
Importante é querer ser "costurado" aos outros retalhos e não ficar isolado.
Todos unidos na procura da união e da fraternidade, cada um de seu modo, formam a grande colcha da unidade, na pluriformidade.
OBRIGADO, SENHOR!"
 
(Autor desconhecido)